Conselho de secretários estaduais lança painel com números da Covid-19 após Ministério da Saúde muda

Após mudança no formato de divulgação dos dados da pandemia de Covid-19 no Brasil pelo Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) passou a disponibilizar, desde o último domingo (08), um painel com dados atualizados sobre o número de casos da doença no país.  As informações sobre casos confirmados, de óbitos decorrentes de complicações causadas pelo novo coronavírus e de pacientes que se recuperaram são fornecidas pelos estados. O conselho reúne os secretários de saúde das 27 unidades da federação.

Em um texto no qual justifica a iniciativa, o Conselho informa que os dados serão atualizados diariamente, até as 18 horas, e que trabalhará para aperfeiçoar o portal. O Conass afirma estar atuando pautado “pelo mais alto interesse público”, com vista à “defesa da saúde e da vida” dos brasileiros. 

O Ministério da Saúde informou que passará a divulgar os dados de Covid-19 em uma plataforma interativa que trará a análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada. Nos últimos dias, o governo já havia deixado de apresentar alguns dados consolidados e mudado a dinâmica de divulgação. Antes, a pasta divulgava boletins atualizados diariamente entre 17h e 18h, durante coletivas de imprensa. Desde a última quinta-feira (4), os dados têm sido divulgados somente por volta das 22h.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou, no sábado (06), procedimento extrajudicial para apurar a decisão do Ministério da Saúde de modificar a forma de divulgação dos dados do novo coronavírus no Brasil. Desde a última sexta-feira (05), a pasta também parou de divulgar os números totais da contaminação no painel oficial e passou a divulgar apenas os números diários.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Infectologia criticou a mudança na divulgação de dados do Ministério da Saúde. “É fundamental que em uma pandemia de tamanha magnitude tenhamos os números reais. Somente com informações epidemiológicas confiáveis será possível a avaliação das medidas atuais e o planejamento de ações para combater a propagação do novo coronavírus, que vem causando danos avassaladores no mundo e especialmente no Brasil”, diz o comunicado.

De acordo com o painel da covid-19 do Conass, até as 16h30 de hoje (08), o número de casos confirmados da doença já chegava a 680.456. Além disso, no domingo, foram registrados 30.164 novos casos e 116 novos óbitos, elevando para 36.151 o total de mortes pela doença desde que a circulação do novo coronavírus no Brasil foi confirmada, em março deste ano. 

Com informações da Agência Brasil.

0 visualização0 comentário