top of page

Entidades manifestam apoio ao PL dos Consignados em reunião com presidente do Banrisul

Representantes de diversas categorias de servidores públicos participaram da reunião virtual da Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa, que discutiu o papel do Banrisul durante a pandemia. As entidades participantes pediram ao presidente da instituição a adoção das normas previstas no Projeto de Lei 86/2020 para os empréstimos consignados.

A proposta, de autoria do presidente da CSSP, deputado Jeferson Fernandes (PT), determina a suspensão dos pagamentos por 90 dias e a cobrança das parcelas não pagas somente ao final do contrato, sem acréscimo de juros e multas. O presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindijus/RS), Fabiano Salazar, argumentou que os empréstimos consignados têm baixa inadimplência e geram uma excelente lucratividade para o banco: Neste momento crítico, é hora do Banrisul demonstrar sensibilidade e dar o seu retorno. Outros estados já tiveram projetos semelhantes aprovados”, apontou.

O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho Mendes, afirmou que a instituição está aberta a discutir a ampliação da carência dos empréstimos consignados para servidores públicos, mas que não pode oferecer uma taxa de juros menor do que a captada. “O Banrisul atendeu a demanda dos sindicatos dos servidores e fez o seu papel ao repactuar os consignados, mas não pode deixar de cobrar encargos financeiros e nem operar uma linha de crédito com taxa zero. Temos regras a seguir”, alegou o presidente. Além dos representantes dos servidores públicos, deputados de diversos partidos cobraram do dirigente do Banrisul ações efetivas para socorrer setores produtivos que estão sendo asfixiados pela crise sanitária. O deputado Pepe Vargas (PT), autor do convite para que o presidente da instituição financeira participasse da reunião, criticou a taxa de juros cobrada na repactuação dos empréstimos consignados e as dificuldades de acesso ao crédito.

Com informações da Agência de Notícias ALRS.

1 visualização0 comentário