Há sete anos, primeiros servidores concursados ingressavam na DPE/RS

Na última quarta-feira (18), completou-se sete anos do ingresso dos primeiros servidores concursados do quadro da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Na ocasião, 16 colegas ingressaram no cargo de Analista em diferentes áreas: Processual, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Informática e Psicologia. No entanto, a maioria dos primeiros ingressantes por concurso já pediu exoneração do cargo. A remuneração abaixo do patamar de outras instituições está entre os motivos da rotatividade de servidores.


As provas do primeiro Concurso para ingresso no quadro de pessoal da Defensoria Pública gaúcha foram realizadas entre os meses de março e junho de 2013. De lá para cá, o número de servidores concursado já passa de 600. “Nós gostaríamos de ressaltar a importância dessa data e ressaltar que o nosso quadro está fortalecido, com praticamente todas as posições ocupadas”, destaca o coordenador-geral do SINDPERS, Thomas Vieira.


Contudo, Vieira também coloca a avaliação da direção do sindicato sobre os motivos da alta rotatividade de servidores na instituição: “Também temos que ressaltar que a maior parte desses colegas que foram pioneiros saíram pela baixa remuneração e pelas condições de trabalho que não foram as esperadas, especialmente pelas expectativas não correspondidas por parte das administrações que se sucederam”.


O dirigente espera que as negociações sobre o Plano Carreira e recomposição salarial avancem com a atual administração: “Esperamos que essa administração cumpra com aquilo que prometeu ainda na campanha e no início do mandato atual e que alcance o principal pleito da categoria que é a recomposição da matriz vencimental nos mesmos patamares que as demais carreiras. E que assim a gente possa ter alguma expectativa cumprida e também estancar a sangria das exonerações, que ainda são recorrentes na instituição, como podemos acompanhar no Diário Oficial da Defensoria”.


Confira aqui quem foram os primeiros colegas concursados na DPE/RS.


110 visualizações0 comentário