O SINDPERS manifesta seu repúdio à censura imposta a entidades representativas de servidores da Justiça no Rio Grande do Sul, que foram obrigadas a remover publicações e proibidas de realizar manifestações sobre a extinção de cargos efetivos e a criação de cargos comissionados no Judiciário gaúcho. Essa decisão atenta contra a liberdade de expressão e a liberdade sindical, pilares fundamentais de uma sociedade democrática.
O direito à livre expressão das entidades sindicais é essencial para a defesa dos servidores e para a transparência das ações que impactam diretamente a qualidade dos serviços públicos. A tentativa de silenciar as denúncias sobre a substituição de servidores concursados por cargos comissionados representa um retrocesso e fragiliza o sistema de Justiça.
Nos solidarizamos com o Sintrajufe/RS, Sindjus/RS, Abojeris, AJS/RS, AtecJud, ApolJud e AfoJud/RS, que foram alvo dessa grave violação, e reafirmamos nosso compromisso na defesa intransigente dos concursos públicos e de um serviço público transparente, ético e comprometido com o interesse da sociedade.
Comentários