Previdência: simulador auxilia servidores na decisão sobre migração para RPC

O Tesouro do Estado do RS disponibilizou, na segunda-feira (24), uma atualização do Simprev RS, uma ferramenta que auxilia os servidores públicos na simulação de alternativas para aposentadoria, considerando as regras previdenciárias vigentes. A nova versão já considera os pontos previstos no Projeto de Lei Complementar (PLC)148/2020, que incentiva a migração para o Regime de Previdência Complementar (RPC) com a criação do Benefício Especial. O PLC foi sancionado também na segunda-feira pelo governador Eduardo Leite e atinge cerca de 21 mil servidores civis do estado.


A plataforma foi lançada em 2017, quando foi instituído o Regime de Previdência Complementar no Estado. Com a sanção do PLC 148/2020, o simulador ajudará a avaliar os cenários com dados atualizados a partir da recente reforma previdenciária e também considerando o incentivo do Benefício Especial. A ferramenta simula situações para os diferentes regimes previdenciários existentes no serviço público e o subsidia a decisão do servidor sobre permanecer vinculado à regra previdenciária em que se encontra ou migrar ao RPC.


O Simprev pode fazer todas as simulações de aposentadoria considerando: adesão ao RPC, permanência no regime atual, inscrição à RS-Prev, contribuição facultativa, benefício especial, com integração com o histórico de salários do sistema de Recursos Humanos do Estado (RHE), abrangendo servidores de todos os Poderes e órgãos autônomos. A ferramenta é um importante instrumento na decisão dos servidores, já que a migração, ao mesmo tempo em que permite a limitação da contribuição previdenciária ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), R$ 6.101,06, também limita os vencimentos de aposentadoria ao mesmo valor.


Faça sua simulação aqui.


Com informações Ascom Sefaz e Ascom IPE Prev.


23 visualizações0 comentário