top of page

Resposta da Frente dos Servidores Públicos a Eduardo Leite repercute na imprensa estadual

Atualizado: 20 de jul. de 2020

O vídeo da Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP/RS) em resposta às declarações do governador Eduardo Leite (PSDB) ganhou repercussão na mídia gaúcha. No vídeo, servidores de diferentes categorias do funcionalismo estadual relatam a real situação dos enfrentada por aqui, rebatendo as declarações de Leite à GloboNews onde defendeu a redução salarial dos servidores, alegando que não seria justo que uma categoria fosse “blindada” aos efeitos da crise. A ação da Frente foi destaque na coluna da jornalista Rosane de Oliveira, no GaúchaZH, e também no portal Sul 21.


Veja a íntegra das matérias publicadas:


GaúchaZH: Em vídeo, sindicalistas criticam defesa de Leite à proposta de redução salarial de servidores


Entidades sindicais do Rio Grande do Sul divulgaram em redes sociais, no domingo (12), um vídeo em que seus integrantes criticam a proposta de redução salarial de funcionários públicos, defendida pelo governador Eduardo Leite em debate na GloboNews há cerca de duas semanas.


De acordo com o Piratini, Leite é favorável à redução temporária de salários para servidores que recebam vencimentos mais altos e a gravação apresenta a fala do governador de forma distorcida.


Durante participação ao vivo na emissora de notícias, em 27 de junho, o governador disse que todos os brasileiros estão sentindo os efeitos da crise econômica provocada pelo coronavírus e que não é razoável que haja "duas categorias de povo, os que estão no serviço público e os que não estão". Leite lembrou que ele e parte do secretariado reduziram o salário em 30% durante três meses.