Reunião da ANSDEPE discute panorama nacional das Defensorias Públicas

O coordenador-geral do SINDPERS, Thomas Vieira, participou, no último final de semana, de reunião da diretoria nacional da Associação Nacional das Servidoras e dos Servidores das Defensorias Públicas Estaduais (ANSDEPE). O encontro aconteceu em formato híbrido, com sede em Belém (Pará).


A reunião serviu para que a diretoria finalizasse os últimos alinhamentos burocráticos para o início das atividades da entidade e também contou com a apresentação de um panorama sobre as Defensorias Públicas de todo o país. Na apresentação, foram levados dados como o número de servidores e estrutura das carreiras: “A conclusão é que precisamos buscar uma linha mínima de atuação para que possamos ter carreiras relativamente mais uniformes”, afirmou Vieira.


Participaram da reunião representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Tocantins. Além deles, observadores do Amazonas e Rondônia também participaram das discussões. Nesses estados, apesar de existir quadro de servidores constituído, ainda não existem entidades representativas. Uma das deliberações da reunião foi a de que a entidade nacional prestará apoio para que sejam constituídas entidades de base nessas localidades.


As reuniões da ANSDEPE ocorrerão trimestralmente, com rodízio entre os estados para sediar a atividade. No primeiro trimestre de 2022 a sede será o estado do Tocantins e, no meio do ano, a reunião ocorre no Rio Grande do Sul.


21 visualizações0 comentário