top of page
Foto do escritorImprensa SINDPERS

Seminário sobre Crise Climática e Racismo Ambiental discute justiça social e direitos indígenas

A crise climática tem repercutido de forma desigual pelo mundo, afetando especialmente os grupos mais vulneráveis e ampliando injustiças sociais, como o racismo ambiental. Para aprofundar esses debates e discutir a importância do acesso à justiça e dos direitos dos povos indígenas, será realizado o seminário “Crise Climática Sócio-Ecológica e Racismo Ambiental”, nos dias 22 e 29 de novembro, às 16h, via Zoom.


No primeiro dia, 22 de novembro, o tema será “Justiça Climática e Acesso à Justiça”, com palestras de Alessandra Quines, mestra em Direitos Humanos, defensora pública e coordenadora do CRDH/DPE-RS, e de Rodrigo de Medeiros, doutor em Direito e Sociedade e Ouvidor-Geral da DPE-RS.


Em 29 de novembro, a discussão será sobre “Soberania e Autodeterminação dos Povos Indígenas: Desafios, Possibilidades e Lições Aprendidas”, com a participação de Leonardo B. Soares, professor de Ciência Política na UFV; Luciana Nóbrega, doutora em Sociologia e especialista em Indigenismo na FUNAI; Rebeca M. Gimenez, professora de Direito Constitucional e de Direito dos Povos Indígenas na Universidade de Alberta (Canadá); e Priscylla Joca, professora na Toronto Metropolitan University, no Canadá.


O evento é promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pela University of Alberta, pela Toronto Metropolitan University, pelo Centro de Referência de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (CRDH/DPE-RS), pela Fundação Escola Superior da DPE-RS (FESDEP) e pela Ouvidoria-Geral da DPE-RS. Os participantes poderão receber certificado de participação.


Essa é uma oportunidade de refletir sobre como as emergências climáticas afetam diretamente os direitos sociais e ambientais, agravando desigualdades e desafiando o acesso à justiça para grupos historicamente marginalizados.




3 visualizações

Comments


bottom of page