Os servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizaram uma grande mobilização na quarta-feira (12). A categoria paralisou suas atividades em pelo menos 30 Comarcas para pressionar pelas regulamentações do plano de carreira, implementação do auxílio-saúde e pagamento da gratificação por produtividade e equiparação do auxílio-refeição.
A pauta de reivindicações da categoria ainda inclui pleitos não financeiros, como o direito de participar do Conselho Superior da DPE/RS e maior transparência quanto às vagas de trabalho disponíveis na instituição.
Para o coordenador-geral do SINDPERS, Thomas Vieira, a atividade atingiu seu objetivo: “O movimento foi excepcional. Nós conseguimos amplo espaço na mídia para denunciar a nossa situação, e o discurso que conseguimos passar para a sociedade nos trouxe apoio neste momento de grande dificuldade que estamos enfrentando”.
O dirigente ainda destaca que a categoria fará nova paralisação na segunda-feira: “Vamos avaliar o movimento e já nos preparar para o dia 17, que esperamos que seja ainda maior”.
Ato em frente à sede da DPE/RS
Além da paralisação, a categoria também realizou um ato em frente à sede da Defensoria Pública, na rua Sete de Setembro, 666 - Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade também contou com a presença de parlamentares e representantes de outras entidades sindicais.
Os participantes levantaram cartazes pedindo respeito e valorização e entregaram panfletos para a população, expondo os motivos da ação.
Paralisações seguem na próxima semana
Além de pararem na quarta-feira (12), a categoria também definiu outras duas datas de paralisação: a segunda-feira (17); e na quinta-feira (20), quando haverá nova Assembleia Geral para definir os rumos do movimento.
Comments