SINDPERS garante assento na Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI)

O SINDPERS garantiu, no início da semana, assento na Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). A Comissão é responsável por estudar políticas inclusivas no âmbito da DPE/RS.


A CPAI foi criada em 2019 e presta apoio consultivo em todas as ações da instituição que tenham por objetivo a promoção da acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência, e também propõe à Defensoria Pública-Geral a regulamentação de ações sobre o tema. Atualmente, ela é presidida pela defensora Aline Palermo Guimarães e tem ainda outros 10 membros na sua composição, entre defensores públicos e servidores.


Apesar de já ser majoritariamente composta por servidores, o coordenador-geral do SINDPERS, Thomas Vieira, ressalta que é importante também que a entidade representativa da categoria possa participar desse espaço: “É importante podermos tratar os assuntos relacionados à categoria. São pautas muito importantes, ainda que de um segmento específico, mas que precisam dessa atenção”.


Vieira também destacou que a direção do sindicato está satisfeita em poder participar da formulação das políticas da DPE/RS para acessibilidade e inclusão: “Além do aprendizado que vamos ter enquanto entidade, vamos poder ajudar na formulação de políticas dentro de uma instituição que tem que ser vanguarda dessas políticas. Para nós é uma oportunidade muito especial e é importante fazermos parte disso e contribuir com a instituição dessa maneira”.


9 visualizações0 comentário