top of page

SINDPERS participa da apresentação do Relatório Anual da Defensoria Pública



O coordenador-geral do SINDPERS, Anderson Kegler, participou na quarta-feira (13) da sessão especial anual da Assembleia Legislativa onde o Defensor Público-Geral, Antonio Flávio de Oliveira, apresentou o relatório anual e fez uma exposição das atividades da Defensoria Pública do Estado. Essa foi a primeira vez que um representante dos servidores foi convidado a compor a mesa com as demais autoridades. 


Em seu discurso, Antonio Flávio destacou alguns números referentes à atuação da Defensoria no último ano. A instituição, presente em todas as comarcas do estado, teve um novo recorde de atendimentos entre outubro de 2022 e outubro de 2023, chegando a 2,1 milhões. O número representa um incremento de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 


Adicionalmente, a instituição registrou o ingresso de 284 mil novos assistidos, representando um crescimento de 10%. Atualmente, o cadastro no Portal da Defensoria Pública inclui 2,4 milhões de pessoas. Os peticionamentos também atingiram um recorde, totalizando 2,1 milhões no mesmo período, o que representa um aumento de 31% em comparação com o período anterior.


Destaque para os servidores


O Defensor Público-Geral também pontuou algumas medidas administrativas da gestão, como o envio do projeto de modernização do Plano de Carreira dos servidores da instituição: “Nossa gestão também foi responsável por outro marco: pela primeira vez na história, a Defensoria Pública criou e enviou ao Parlamento o Plano de Carreira dos Servidores Públicos, projeto mais do que justo e necessário”.


Antonio Flávio ressaltou, ainda, o trabalho dos servidores no socorro às vítimas das enchentes no Vale do Taquari: “Inicialmente, servidores da instituição auxiliaram no transporte e entrega de donativos aos moradores afetados. Posteriormente, foram feitos mutirões para atender os moradores nas cidades de Encantado, Muçum, Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Roca Sales e Cruzeiro do Sul”, mencionou o defensor na sessão. 


O coordenador-geral do SINDPERS comentou a apresentação e também destacou o papel dos servidores em relação aos dados apresentados: "É uma honra representar os servidores da Defensoria Pública nesta importante ocasião. Os números apresentados refletem não apenas a nossa dedicação institucional e a eficiência do trabalho realizado, mas também a crescente demanda e a necessidade de continuarmos fortalecendo nossa atuação em prol da justiça e da sociedade. O SINDPERS permanece comprometido em apoiar e colaborar com o trabalho realizado pela Defensoria, garantindo condições adequadas aos servidores, promovendo um ambiente de trabalho ainda mais eficiente e justo", afirmou Kegler.


Também participaram da atividade os Subdefensores Públicos-Gerais, da área Institucional, Melissa Torres Silveira; do Jurídico, Alexandre Brandão Rodrigues e Administrativo, Marcelo Candiago. Além deles, o corregedor-geral da Defensoria, Marcelo Turela de Almeida e o presidente da Associação das Defensoras e Defensores, Mário Rheingantz. Os coordenadores de Comunicação e Financeiro do SINDPERS, Clareana Kunzler e Diego Meira, também prestigiaram a cerimônia.



Fotos: Divulgação DPE/RS e ALRS.


88 visualizações
bottom of page