Na tarde desta quarta-feira (11), o coordenador-geral do SINDPERS, Anderson Kegler, participou da mesa da Sessão Especial Pública realizada no Plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa. O evento foi realizado para apresentação do Relatório Anual da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), conduzida pelo defensor público-geral, Nilton Leonel Arnecke Maria.
O relatório, que abrange o período de outubro de 2023 a setembro de 2024, é uma edição especial em comemoração aos 30 anos da Defensoria Pública. Durante a sessão, foram destacados os avanços institucionais e o papel fundamental dos servidores, que, mesmo diante de desafios como a tragédia climática de maio de 2024, mantiveram-se atuantes, demonstrando resiliência e solidariedade, reconhecidas em homenagem prestada pela instituição.
Em 2024, a Defensoria Pública registrou um total de 2 milhões e 90 mil atendimentos. Desses atendimentos, 1 milhão e 9 mil foram na área Cível, com grande ênfase na defesa dos direitos relacionados à saúde, como o fornecimento de medicamentos, transferências hospitalares e também nas questões de conciliações envolvendo o superendividamento, que afeta boa parte da população.
Anderson Kegler destacou a relevância do trabalho conjunto entre servidores e Administração para o cumprimento da missão da Defensoria:
"Os números apresentados hoje refletem o compromisso diário dos servidores e servidoras da Defensoria Pública em garantir os direitos da população mais vulnerável. Este relatório é também uma celebração do esforço coletivo, que merece ser valorizado e reconhecido."
Em breve, o relatório na íntegra deve estar disponível no site da Defensoria Pública.
Fotos: Fernando Gomes/ALRS
Comments