DPE/RS realiza curso para qualificar o atendimento de pessoas idosas

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promove, nos dias 4 e 11 de dezembro, dois seminários de capacitação de defensores, servidores e estagiários para o atendimento de pessoas idosas na instituição. O curso acontece em ambiente virtual com 1h30 de duração em cada módulo e os links para inscrição já foram encaminhados por email pela instituição.


De acordo com a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa Cível (NUDEC), Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher, entre os objetivos do curso está o de esclarecer aspectos relacionados ao processo de envelhecimento, como as condições de saúde e cognição, contexto familiar e social e a relação do idoso com as tecnologias digitais. Além disso, serão debatidas as especificidades do atendimento a esse público, levando em conta eventuais diminuições da visão e da audição que podem dificultar a comunicação.


“O aumento da expectativa de vida e a vulnerabilidade de parte população idosa despertou a atenção para a necessidade de qualificar ainda mais o atendimento da equipe da Defensoria Pública. Precisamos apurar nossa sensibilização e, com essa capacitação, proporcionar reflexão acerca do serviço desenvolvido, garantindo maior acolhimento e construindo melhorias.”, destacou Ana Carolina.


Confira quem são os palestrantes do curso:


Johannes Doll - pedagogo, doutor em filosofia, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Franciéli Aline Conte - nutricionista, mestre em Atenção Integral à Saúde, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Janir Machado de Souza - socióloga, mestre em educação, doutorando em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Leoneia Hollerweger – pedagoga e mestre em educação.


Daisy Peres Godoy - acadêmica de agronomia e bolsista de iniciação científica.

Fonte: Ascom DPE/RS


2 visualizações0 comentário