top of page

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) promove Semana do Doador de Sangue

O dia 25 de novembro marca o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em alusão à data, o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) promove uma programação especial e irá homenagear 30 doadores frequentes do estado.


Os homenageados receberão certificados. “A intenção é agradecer aos doadores que, mesmo durante a pandemia, conseguiram discernir a mensagem, que foi propagada pelos profissionais de saúde, de que ficar em casa para evitar a propagação do vírus é necessário mas manter as doações de sangue é essencial”, afirmou a assistente social Gesiane Alamansa, que coordena o setor de captação de sangue do Hemocentro do Estado, em Porto Alegre.


Na manhã desta segunda-feira (22), aconteceu a abertura oficial da Semana no Hemocentro com a presença da Banda da Brigada Militar e a recepção do Hemotchê. Do dia 22 a 26, a Assembleia Legislativa, a loja Lebes e o Palácio Piratini estarão iluminados de vermelho, alusivos ao evento. No dia 25, o Centro Administrativo Fernando Ferrari e o Estádio Beira-Rio também se juntarão à campanha.


Na semana passada, o SINDPERS promoveu uma ação de doação de sangue, dentro da agenda de mobilização pelo Plano de Carreira. “A ação foi muito importante, mas precisamos continuar doando. Quem puder, pode fazer a sua doação no hospital Santa Casa, em nome da senhora Cecília Pozzan, mãe da defensora Ana Paula Pozzan”, lembra o coordenador-geral da entidade, Thomas Vieira.


Onde doar


O site da Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza um mapa completo com os locais para doação em todo o estado.


Em Porto Alegre, as doações podem ser feitas nos seguintes locais:


Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs)

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 3722.


É recomendado agendar por telefone a doação, por conta dos protocolos contra o coronavírus. O voluntário, na chegada, deve apresentar documento com foto antes de passar pela triagem e ser encaminhado à doação.


O Hemocentro precisa de todos os tipos de sangue porque tem recebido diariamente apenas 25% dos doadores necessários por dia.


Agendamento doação pelo WhatsApp (51) 98405-4260. Informações pelo telefone (51) 3336-6755 ou e-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br.


Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Endereço: Avenida Independência, 75, em frente ao Hospital São Francisco e nos fundos do Hospital São José.


O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre está enfrentando falta de sangues negativos e de plaquetas. A instituição destaca que precisa de doações de todos os tipos sanguíneos, mas a maior demanda é para A, O e negativos em geral. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e no sábado das 7h30min ao meio-dia.


Para doar, é necessário realizar agendamento prévio pelo telefone (51) 3214-8025, pelo WhatsApp (51) 98040-7248 ou por meio do site doesangue.santacasa.org.br.


Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Endereço: Rua São Manoel, 543, 2º andar - Porto Alegre.


As doações de sangue podem ser agendadas pelo site do Hospital de Clínicas de Porto Alegre ou diretamente no link http://bit.ly/sangueonline, evitando espera e aglomerações. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. O número para contato é (51) 3359-8504.


De acordo com a instituição, os estoques de sangue O negativo e A negativo estão em níveis críticos, mas todos os tipos são sempre bem-vindos.


9 visualizações
bottom of page