II Simpósio em Democracia e Ciências Criminais para profissionais da Defensoria Pública

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS (PPGCCrim), realizam nos dias 23 e 25 de agosto, às 19h, o II Simpósio em Democracia e Ciências Criminais para Profissionais da Defensoria Pública.


O evento é realizado pela plataforma Zoom Cloud Meetings e transmitido simultaneamente pelo YouTube (Associação das Defensoras e dos Defensores do RS).


O Simpósio é destinado a profissionais da Defensoria Pública e terá como temática a “Democracia e Ciências Criminais”, visando ampliar a interlocução da Instituição com a acadêmia e a pesquisa científica. Além disso, tem como objetivo apresentar as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS. Dentre as temáticas que serão abordadas no Simpósio estão a democracia, a política de drogas e uma análise da justiça de transição no Brasil, com ênfase na violência e autoritarismo.


Inscrições:


As inscrições podem ser realizadas de 09 a 20 de agosto. Clique aqui para se inscrever!


Atenção: as vagas são limitadas, garanta sua participação no evento!


Confira a programação:


23 de agosto (segunda-feira)


19h - Abertura pelo presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do RS (ADPERGS), Mário Rheingantz.


19h20 - Painel 1: "Como chegamos até aqui?"


Painelistas:


Rosana Pinheiro-Machado


Antropóloga, professora de Desenvolvimento Internacional da University of Bath (Reino Unido). Foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford de 2013 a 2016. Realizou pesquisa de pós-doutorado com bolsa Capes pela Harvard University, onde também foi Visiting Scholar (2012-2013). Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez seu doutorado em Antropologia Social pela UFRGS, sendo bolsista da Wenner-Gren Foundation, com doutorado sanduíche pela University College London (UCL). Autora do livro "Amanhã Vai Ser Maior" (Editora Planeta, 2019). Colunista do El País Brasil.


Augusto Jobim


Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS (PPGCCrim) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS (PPGFil).


Mediação: Maína Ribeiro Pech


Defensora Pública atuante na Vara do Júri da Comarca de Canoas, pós-graduanda em Direito Penal e Criminologia pela PUCRS e vice-presidenta Institucional da ADPERGS.


25 de agosto (quarta-feira)


19h - Painel 2: “Guerra às drogas, racismo e repressão penal”


Painelista:


Luciana Boiteux


Graduada em Direito pela UERJ, é Mestre em Direito da Cidade (UERJ/2000) e Doutora em Direito Penal (USP/2006). Professora de Direito Penal da UFRJ. Coordena o Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos da mesma Instituição e é pesquisadora associada ao Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ e Professora do Corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Direito da UFRJ. Atualmente coordena o Departamento de Política de Drogas do IBCCrim e é pesquisadora associada ao NEIP - Núcleo de Estudos sobre Psicoativos e do Colectivo de Estudios Droga y Derecho (CEDD).


19h20 - Painel 3: “Justiça de Transição no Brasil - violência, autoritarismo e democracia”


Painelista:


José Carlos Moreira da Silva Filho


É Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela UFSC, Doutor em Direito das Relações Sociais, Pós-Doutor em Criminologia pela Universidad de Barcelona (2020) e Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais, na Escola de Direito e na Escola de Humanidades (Curso de Relações Internacionais) da PUCRS. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Professor Convidado no Máster en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo da Universidad Pablo de Olavide em Sevilha, Espanha e Professor Convidado no Máster en Criminología, Política Criminal y Sociologia Jurídico-Penal da Universidad de Barcelona. Também é Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD / Ex-Vice-Presidente e Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2007-2016).


Mediação: Clóvis A. P. Bozza Neto


Vice-Presidente Jurídico-Legislativo da ADPERGS, especialista em Direito Processual Civil pela UFRGS, Mestrando em Ciências Criminais pela PUCRS e Defensor Público classificado na 3ª Defensoria Pública de Tramandaí.


Certificado:


Para receber o certificado, o(a) participante deverá estar previamente inscrito(a) e assinar a lista de presença dos dois dias do curso. A lista será disponibilizada no chat do Zoom Meetings e pelo YouTube.


9 visualizações0 comentário