top of page

Porto Alegre sedia Fóruns sociais Justiça e Democracia e da Resistência de 26 a 30 de abril


Reprodução FSM

Após 20 anos da primeira edição, Porto Alegre irá sediar, entre os dias 26 e 30 de abril, dois eventos ligados ao Fórum Social Mundial. Será a terceira edição do Fórum Social das Resistências, que reúne as organizações e movimentos sociais em defesa dos direitos dos povos e do planeta, e a primeira edição do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que reúne as entidades ligadas aos profissionais do Sistema de Justiça, em especial, juízas/es, promotoras/es, procuradoras/es, defensoras/es públicas/os, advogadas/os e movimentos sociais.


O Fórum Social das Resistências e o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia são movimentos que pretendem produzir propostas para o debate internacional que será realizado no FSM do México, em maio. Os eventos também tem o objetivo de acumular forças para os embates políticos no Brasil em 2022.


A marcha de abertura será na terça-feira (26), às 17h no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público e da Prefeitura Municipal da capital gaúcha.


Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD)


O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) ocorreria em janeiro, mas foi postergado por conta do quadro da pandemia. Descrito como um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça assim como de consolidação de instituições nele envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social, ele acontecerá de forma híbrida.


As atividades estão divididas em cinco eixos centrais, cada um em uma mesa: “Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistema democráticos de Justiça”; “Democracia, arquitetura do sistema de Justiça e forças sociais”; “Sistema de Justiça, democracia e direitos de grupos vulnerabilizados”; “Democracia, comunicação, tecnologia e sistema de justiça”; e “Perspectiva transformadora do sistema de justiça e centralidade da cultura”. Há ainda uma diversidade de debates autogfestionados, propostos por um amplo número de entidades.


A abertura será na terça-feira (26), com a realização da marcha congregando o FSMJD e o Fórum Social das Resistências, às 17h no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público e da Prefeitura Municipal da capital gaúcha. No sábado (30), haverá a plenária de encerramento onde serão apresentadas as principais pautas, as moções e os programas de ação, além de propostas de mobilização e agendas de lutas para o próximo período.


O Fórum está com inscrições abertas em seu site até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 25 de abril. A partir de terça (26), as inscrições serão realizadas somente no credenciamento.


Fórum Social das Resistências: Programação | Inscrições


Fórum Social Mundial Justiça e Democracia: Programação | Inscrições



20 visualizações
bottom of page