top of page

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A única fonte de sangue para os pacientes que dele necessitam são os doadores e uma unidade de sangue doada pode ser separada em glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma e crio precipitado, beneficiando até quatro pacientes.


Pré-requisitos para a doação

- ter de 16 a 69 anos;

- primeira doação antes dos 60 anos;

- pesar 50kg ou mais;

- ser saudável;

- não estar em jejum;

- apresentar documento de identidade com foto;

- menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal.


Cuidados após a doação:

- Não fumar por duas horas.

- Deixar o Banco de Sangue somente se estiver se sentindo bem. Se apresentar sintoma de processo infeccioso, até sete dias após a doação, como febre e diarreia, comunicar ao Banco de Sangue imediatamente.


Você não deve doar sangue nos seguintes casos:

- gravidez ou amamentação;

- doença de Chagas;

- hepatite após os 11 anos de idade;

- diabetes;

- hipertensão;

- exposição de risco para HIV nos últimos 90 dias;

- uso de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação;

- ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres;

- ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano;

- possuir piercing na boca ou na língua.


Onde doar


O site da Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza um mapa completo com os locais para doação em todo o estado.


Em Porto Alegre, as doações podem ser feitas nos seguintes locais:


Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs)

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 3722.


É recomendado agendar por telefone a doação, por conta dos protocolos contra o coronavírus. O voluntário, na chegada, deve apresentar documento com foto antes de passar pela triagem e ser encaminhado à doação.


O Hemocentro precisa de todos os tipos de sangue porque tem recebido diariamente apenas 25% dos doadores necessários por dia.


Agendamento doação pelo WhatsApp (51) 98405-4260. Informações pelo telefone (51) 3336-6755 ou e-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br.


Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Endereço: Avenida Independência, 75, em frente ao Hospital São Francisco e nos fundos do Hospital São José.


O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre está enfrentando falta de sangues negativos e de plaquetas. A instituição destaca que precisa de doações de todos os tipos sanguíneos, mas a maior demanda é para A, O e negativos em geral. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e no sábado das 7h30min ao meio-dia.


Para doar, é necessário realizar agendamento prévio pelo telefone (51) 3214-8025, pelo WhatsApp (51) 98040-7248 ou por meio do site doesangue.santacasa.org.br.


Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Endereço: Rua São Manoel, 543, 2º andar - Porto Alegre.


As doações de sangue podem ser agendadas pelo site do Hospital de Clínicas de Porto Alegre ou diretamente no link http://bit.ly/sangueonline, evitando espera e aglomerações. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. O número para contato é (51) 3359-8504.


De acordo com a instituição, os estoques de sangue O negativo e A negativo estão em níveis críticos, mas todos os tipos são sempre bem-vindos.


O SINDPERS lembra que a mãe da defensora pública Ana Paula Pozzan continua necessitando de doações de sangue. A doação pode ser feita no hemocentro da Santa Casa, em nome da senhora Cecília Pozzan.


9 visualizações
bottom of page