top of page

O que é PFF2 e como utilizar? Confira as dicas do SINDPERS e proteja-se!

As máscaras PFF2 estão sendo recomendadas, neste momento da pandemia, como as mais eficazes contra as variantes mais transmissíveis do coronavírus. Países como França, Alemanha e Áustria inclusive já anunciaram restrições ao uso de máscaras caseiras em locais públicos. Mas o que é a PFF2?


A PFF2 é um padrão, não uma máscara específica de máscara. Ela equivale ao modelo N95, que é o padrão americano. Mas atenção: máscaras com esse padrão precisam ter certificado do Inmetro e do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa certificação precisa estar impressa na embalagem da máscara, que costuma ser individual para preservar as qualidade filtrantes do produto.


PFF significa peça facial filtrante e é um tipo de respirador (máscara) padronizado, testado e certificado, com uma capacidade de não apenas proteger os outros (como as máscaras de tecido e cirúrgica), como também proteger quem usa, filtrando gotículas e aerossóis. Existem diferentes padrões de PFF, mas a recomendação para proteção contra a covid-19 é a PFF2, que tem uma filtragem de partículas e aerossóis de, no mínimo,e 94%.


Modelos de PPF2


Existem dois tipos de PFF2: a valvulada e a não-valvulada. Apesar de o modelo valvulado oferecer a mesma eficácia de filtragem para quem está usando a máscara (protege dos outros), ela não tem o mesmo efeito na redução da emissão de partículas que a máscara não-valvulada. No entanto, o uso da PPF2 valvulada ainda é preferível ao uso de máscaras cirúrgicas ou de pano, já que essa emissão de partículas é reduzida na comparação com outros modelos não PPF2.


Por isso, o site PFF Para Todos recomenda: “Caso consiga comprar e caso consiga usar, procure utilizar PFFs não-valvuladas para maximizar a proteção dos outros”. Mas se não conseguir comprar o modelo não-valvulado “evite utilizar as PFFs valvuladas em ambientes fechados ou mal ventilados para maior proteção das outras pessoas”. O site, que contém informações sobre como e onde comprar esse tipo de máscara, também ressalta que as peças valvuladas podem ser utilizadas com máscaras de pano por cima, como a que enviada pelo SINDPERS, para aumentar o nível de proteção.


Como utilizar


O procedimento para utilização da PPF2 é praticamente o mesmo dos outros modelos. Para colocar, você deve primeiro higienizar as mãos; após, ajuste os elásticos atrás da cabeça e na nuca ou pescoço (sem cruzar os elásticos); ajuste o clipe que ela possui a região do nariz e confira se está completamente vedada. Enquanto estiver com a máscara, evite tocá-la.


Para retirar, higienize as mãos antes de tocar a máscara; puxe a máscara pelos elásticos, sem tocar a parte interna para evitar contaminação; pendure em um local seco e arejado. Não esqueça de lavar as mãos novamente após esse processo.


Tempo de uso e reutilização


Em geral, esse tipo de máscara não precisa ser trocado a cada duas horas, como as máscaras de pano ou cirúrgicas. Uma PFF2 pode ser utilizada pelo período de um turno de trabalho (8h), ou mais, se a máscara não estiver úmida. O importante é sempre chegar se a máscara está úmida e trocar sempre que isso acontecer.


As máscaras PFF2 são descartáveis, ou seja, não podem ser lavadas ou higienizadas com álcool ou água sanitária, por exemplo. No entanto, a reutilização delas é segura se alguns cuidados forem observados. Confira o material da página Qual Máscara sobre como fazer a reutilização de maneira segura.

Onde encontrar?


O site PFF Para Todos disponibiliza uma página com estabelecimentos em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul onde você encontra o modelo PFF2 à venda.


Confira a lista no link: http://bit.ly/3eXS5RV


35 visualizações
bottom of page