top of page

SINDPERS prestigia posse de Nilton Leonel Arnecke Maria como defensor público-geral



Nilton Leonel Arnecke Maria tomou posse, nesta quinta-feira (11), como novo defensor público-geral do Estado do Rio Grande do Sul para o biênio 2024/2026. O SINDPERS prestigiou a cerimônia, que ocorreu no auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Esta é a terceira vez que Nilton assume a gestão administrativa da instituição. 


O novo defensor público-geral recebeu 257 votos na eleição realizada entre os membros da instituição, na semana de 11 a 15 de março. A escolha foi feita pelo governador do Estado, Eduardo Leite, e publicada no Diário Oficial do Estado do dia 31 de março. 


Em seu discurso, Arnecke falou sobre a importância da instituição: “Temos a missão vocacional de agentes de transformação social. A Defensoria precisa ser uma instituição forte. A todos que necessitam do nosso atendimento, posso garantir que a Defensoria aprimorará a prestação de serviços à população, facilitando a cada dia o atendimento aos que mais precisam”, afirmou.


O coordenador-geral do SINDPERS, Anderson Kegler, representou a entidade: “Fazemos votos para que esta seja uma gestão de muitos avanços para a instituição. Esperamos trabalhar juntos pelo bem da Defensoria Pública e seus servidores”. 


Na mesma cerimônia assumiram a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Institucionais, Silvia Pinheiro de Brum; a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Administrativos, Aline Corrêa Lovatto; e o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos, Jaderson Paluchowski. 


Jantar de Posse


Mais tarde, o sindicato esteve presente no jantar de posse do novo defensor público-geral.  O evento ocorreu na Associação Leopoldina Juvenil e contou com a participação dos servidores da instituição. Ao todo, 15 colegas marcaram presença no evento, incluindo os coordenadores do SINDPERS Clareana Kunzler, Diego Meira e Marcela Kaufmann, além de Anderson Kegler. 


Perfil


Defensor público classificado na 2ª Defensoria Pública Criminal, de segundo grau, com atuação perante a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Foi defensor público-geral do Estado de 2012 a 2016; presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais de abril de 2013 a maio de 2014; subdefensor público-geral de março de 2010 a março de 2012; defensor público coordenador da Defensoria Pública em Porto Alegre de maio de 2007 a março de 2010; e servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul de maio de 1994 a maio de 2002. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1994) e Especialização em Direito Constitucional/Sanitário pela Universidade Roma Tre – UNISINOS (2010).


46 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page