top of page

ADPERGS, SINDPERS e IBDFAM/RS realizam I Encontro de Direito de Família e Sucessões




Dois dias de intenso debate marcaram o I Encontro de Direito de Família e Sucessões para Profissionais da Defensoria Pública, promovido pela Associação dos Assistentes Judiciários do Rio Grande do Sul (ADPERGS), em parceria com o Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do RS (SINDPERS) e o Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS).


Realizado de forma híbrida na sede da ADPERGS nos dias 3 e 4 de outubro, o curso disponibilizou aulas sobre a partilha de bens nas relações afetivas e a prática do direito sucessório. O encontro foi aberto para Defensoras e Defensores Públicos, servidores(as) e público geral. O coordenador-geral do SINDPERS, Thomas Vieira, prestigiou os dois dias do evento.

“Quando assumimos a gestão, em março do ano passado, a primeira coisa que fizemos foi um questionário para investigar quais seriam as principais áreas de interesse nas formações. Em primeiro lugar ficou a área criminal, e nós já fizemos dois encontros de ciências criminais para Defensoras e Defensores Públicos com o Programa de Pós-graduação da PUC-RS. Em segundo lugar, o Direito de Família e Sucessões. Esse encontro é a realização desse compromisso, de uma ADPERGS para todas e todos, plural e que contemple os interesses das associadas e associados”, ressaltou o presidente Mário Rheingantz, durante a abertura do curso.


O tema abordado no primeiro dia de evento foi a “Partilha de bens nas relações afetivas”, em palestra ministrada pelo professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Conrado Paulino da Rosa, e pela Coordenadora da Comissão de Psicologia das Famílias do IBDFAM/RS, Marilene de Almeida Marodin. O Defensor Público e membro da Comissão dos Direitos da Família da ANADEP, Lucas Lorea Gonçalves, realizou a mediação.


Já no segundo dia, a programação contou com a palestra “Temas atuais na prática do Direito Sucessório”, apresentada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS), Braulio Dinarte da Silva Pinto, e pela Coordenadora da Comissão de Direito Notarial e Registral do IBDFAM-RS, Karin Regina Rick Rosa. A mediação foi realizada pelo Defensor Público e membro da Comissão dos Direitos da Família da ANADEP, Paulo André Carrard.


Editado de: Ascom ADPERGS.

19 visualizações
bottom of page