top of page

Comissão avança quanto à limitação de vagas por classe; mas não tem definição da promoção por salto

Atualizado: 28 de jul. de 2020

O SINDPERS participou, na terça-feira (30), de reunião da Comissão de Estudos do Plano de Carreira dos servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). A pauta da semana envolveu o tema das promoções por salto e a estrutura da comissão a ser formada para o próximo concurso.

Apesar do debate sobre as promoções por salto, a Comissão ainda não tem uma definição sobre o tema. Contudo, o coordenador-geral do sindicato, Thomas Vieira, destaca que a questão já está prevista por legislação: O entendimento que temos é o de que não há muito o que se decidir, a promoção por salto já está prevista na lei que criou os cargos, lei 3.821/2011. No parágrafo 4° do artigo 15°, está definido que: terminado o estágio probatório, em um prazo de 12 meses, o servidor aprovado será submetido ao processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e promoção por merecimento. Ou seja, essa figura da promoção por salto existe na lei que criou os cargos”, avalia.

A questão relativa ao número de vagas por classe também foi discutida. O coordenador-geral informa que o tema foi definido: “Representava um risco de a carreira ficar trancada em função disso, por hora está afastado esse risco de limitação de vagas por classe na carreira”. 

A Comissão para o próximo concurso também foi debatida na reunião. A Comissão do concurso anterior estabeleceu que um nova comissão seria formada por quatro servidores e um defensor público: um analista e uma técnico, indicados pela Assessoria Administrativa; dois servidores da Diretoria de Recursos Humanos, indicados pelo diretor-geral; um servidor indicado pela entidade representativa dos servidores; e um defensor público indicado pelo Defensor-Público Geral. Esse defensor seria o presidente da Comissão e teria o voto de qualidade. A ponderação da reunião foi para que mais defensores fossem incluídos.

“Mesmo que não represente maiores problemas, defendemos que se mantenha a sugestão da Comissão anterior, considerando que é um processo meramente burocrático. A decisão do número de vagas e periodicidade já estará tomada e a Comissão tem somente o objetivo de receber os títulos e quantificar”, argumenta Thomas Vieira. 

O SINDPERS agradece a participação dos colegas na roda de conversa realizada após a reunião. O próximo encontro da Comissão de Estudos do Plano de Carreira deve acontecer na terça-feira (07). O sindicato também realizará uma roda de conversa na próxima semana para atualizar os colegas sobre as últimas decisão em relação ao Plano de Carreira.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page