Frente dos Servidores do RS fará ato por revisão geral anual
- Imprensa SINDPERS
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

O SINDPERS esteve presente na reunião da Frente dos Servidores Públicos do RS que ocorreu na quinta-feira (03). O encontro reuniu representantes de mais de 15 entidades e teve como pauta principal a luta conjunta pela revisão geral anual do funcionalismo estadual.
Durante a reunião, foi definida a realização de um ato unificado para reivindicar o envio de um projeto de revisão geral dos salários dos servidores estaduais. A mobilização ocorrerá no dia 16 de maio, e o índice de reajuste acordado pela Frente é de 12,14%.
O último reajuste concedido ao funcionalismo foi de 6% em 2022, sendo o único na última década. Já a inflação média dos produtos e serviços essenciais entre 2014 e 2024 atingiu 77,13%, conforme estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Para recompor o poder de compra dos servidores, seria necessário um reajuste acumulado de 67,13%.
Espaço orçamentário
De acordo com o DIEESE, o Rio Grande do Sul está abaixo do limite prudencial de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No último quadrimestre de 2024, o comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas de pessoal foi de 43,69%, inferior ao limite prudencial de 46,55% e ao teto de 49%.
Uma simulação realizada pelo DIEESE indicou que há espaço fiscal para um aumento salarial nominal de até R$ 3,1 bilhões, sem ultrapassar o limite imposto pela LRF.
Outros encaminhamentos
Na reunião, as entidades presentes também definiram outras ações conjuntas:
Participar ativamente das atividades do 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.
Lançar a campanha de Iniciativa Popular em maio
Participar da Marcha das Três Esferas, que ocorrerá em 29 de abril, em Brasília.
Intensificar a presença da Frente dos Servidores Públicos nas redes sociais, através da criação de um podcast.
O SINDPERS estará engajado nas atividades da Frente em busca de valorização e melhores condições de trabalho para os servidores do Rio Grande do Sul.
Comments