Revista da Defensoria alcança estrato A4 pela Qualis e consolida-se como periódico de excelência internacional pela CAPES
- Imprensa SINDPERS

- há 12 minutos
- 1 min de leitura

A Revista da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) foi reconhecida como um Periódico de Excelência Internacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), recebendo estrato Qualis A4 na área do Direito. A fundação, vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela avaliação da qualidade da produção científica no Brasil.
A atualização quadrienal, realizada no final do ano de 2025, avaliou as melhorias dos indicadores bibliométricos e critérios específicos, como métricas de citações, exogenia, indexação em bases de dados internacionais, qualidade editorial, rigor científico e a relevância temática das publicações.
Até 2024, a Revista da Defensoria do Rio Grande do Sul estava classificada no estrato B2 como um periódico de excelência nacional, tornando-se, agora, um dos periódicos mais influentes do Sistema de Justiça, e a segunda melhor classificação entre todas as Defensorias Públicas. O marco consolida o compromisso da DPE/RS com a produção do saber jurídico de forma séria e acessível.
Em breve, um novo Edital de seleção de artigos para as próximas edições será divulgado, conforme as novas Diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação para o período 2025-2028.
Interessados em atuar como pareceristas podem enviar e-mail para revistadpe@defensoria.rs.def.br.
Fonte: ASCOM DPE/RS







Comentários